segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EDITAL PUBLICADO - TRF 1 REGIÃO

Informações preliminares

Banca: FCC

Período de inscrição: 07/02/2011 a 18/02/2011

Data da prova: 27/03/2011

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - TJAD

CONHECIMENTOS GERAIS - PESO 01

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PESO 02

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Lei nº 8.112/90: Do provimento. Da vacância. Dos direitos e vantagens. Do regime disciplinar. Do processo administrativo disciplinar. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos. Da organização do Estado: da organização político-administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. Da organização dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice-Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República; do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Das partes e dos procuradores. Dos órgãos judiciários e dos auxiliares da justiça. Dos atos processuais: forma, tempo e lugar. Dos prazos: Disposições gerais. Verificação e penalidades. Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. De outros atos processuais: distribuição e registro. Juizado Especial Federal: princípios e competência.

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Do inquérito policial. Da ação penal: denúncia, representação, queixa, renúncia e perdão. Do juiz, do Ministério Público, do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justiça. Competência penal do STF, do STJ, dos TRFs, dos Juízes Federais e dos Juizados Especiais Federais.

NOÇÕES DE REGIMENTO INTERNO DO TRF - 1ª REGIÃO

Organização e composição do TRF - 1ª Região: órgãos jurisdicionais, Corregedoria-Regional, Conselho de Administração, Corte Especial, Comissões Permanentes e Temporárias. Da Polícia do Tribunal. Dos Serviços Administrativos: Do Gabinete da Presidência, dos Gabinetes dos Desembargadores Federais, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais, da Secretaria do Tribunal. Dos Desembargadores Federais e dos Juízes Federais. Atribuições dos membros do Tribunal: do Presidente, do Vice-Presidente, do Corregedor-Regional.

Mais detalhes AQUI

VAI ENCARAR?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CURSO DE INFORMÁTICA
 
Quem estuda para concurso não pode perder tempo estudando por material de péssima qualidade. Hoje compartilho esse excelente curso de informática confeccionado pelos professores do "Ponto". 

O curso aborda os seguintes temas:

Aula 01 - Ambiente Microsoft Office. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações;

Aula 02 - Pacote BR Office: editores de textos (Writer) e planilhas eletrônicas (Calc);

Aula 03 - Sistema Operacional Windows (Windows XP, o Windows Vista e o Windows 7);

Aula 04 – Sistema Operacional Linux;

Aula 05 - Internet/Intranet.

Para baixar clique AQUI

Bons estudos!!!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011



Obra bastante didática, aborda todos os institutos que regem o Direito Processual do Trabalho e a atividade da Justiça do Trabalho. 
Esse manual destina-se a todos que militam na esfera trabalhista: juízes, advogados, procuradores, servidores da justiça, professores, estudantes e também a todos que se preparam para concursos da magistratura, MPT, OAB e analistas dos tribunais.
Para baixar, clique AQUI

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

QUESTÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO


De vez em quando esse tipo de questão aparece em alguns concursos. Vamos a ela!

01) Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu: 

Armando: "Sou inocente"

Celso: "Edu é o culpado"

Edu: "Tarso é o culpado"

Juarez: "Armando disse a verdade"

Tarso: "Celso mentiu"

Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado é:

a) Armando
b) Celso
c) Edu
d) Juarez
e) Tarso

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LEI 8.112/90 


Para quem está iniciando os estudos para concurso, essa lei cuida do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, autarquias e das fundações públicas federais. Ela está presente em praticamente todos os concursos federais. Logo, conhecer tal instituto é imprescindível. Não perca mais tempo estudando por materiais ruins, de péssima qualidade, comece hoje estudando por um bom material. Onde? Basta clicar  aqui para fazer o download e mãos à obra!

 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O ano de 2011 mal começou e já temos vários editais publicados. Outros ainda estão por vir como por exemplo, INSS e PF. 
Para quem está se preparando para os TRTs compartilho o excelente curso de "Dir. do Trabalho e Proc. do Trabalho em exercícios" ministrado pela profa. Déborah Paiva.
Basta clicar AQUI  

"Ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não." (Ayrton Senna)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hoje trago duas questões de Dir. Administrativo que de vez em quando são objeto de prova. Vamos a elas!


01) A regra da remuneração por subsídio, composto de parcela única, é obrigatória para os seguintes cargos, EXCETO:

a) Promotor de Justiça;
b) Juiz de Direito;
c) Defensor Público Federal;
d) Procurador do Estado;
e) Auditor da Previdência Social.

02) A figura do subsídio, como forma de remuneração dos agentes políticos, não veda o pagamento da seguinte vantagem:

a) gratificação de desempenho;
b) adicional  por tempo de serviço;
c) abono pecuniário;
d) verba de representação;
e) ajuda de custo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PODER EXECUTIVO


Compete privativamente ao Presidente da República:


1 - Prover e extinguir cargos públicos federais, na forma da lei (Regra);
 
Exceção: Dispor, mediante decreto autônomo sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando VAGOS

--------------------------------------------------------------------

O Presidente da República pode delegar aos MINISTROS, PGR ou AGU as seguintes atribuições:

a)  Decreto Autônomo;

b) Conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

c)  PROVER cargos públicos na forma da lei.

OBS: Apenas PROVER (e também "desprover")! A extinção de cargos públicos NÃO poderá ser delegada.

Detalhes que fazem a diferença!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUESTÕES PARECIDAS DE COMPETÊNCIA: STF e STJ

Parte II


Quando houver Estado ou Organismo Internacional num pólo e Município ou Residente no outro = Justiça Federal, cabendo recurso ordinário (RO) ao STJ;


Quando houver Estado ou Organismo Internacional num pólo e UNIÃO, ESTADO/DF/TERRITÓRIO no outro = STF  (art. 103, I, e, CF)

Na hora da prova, todo cuidado, é pouco!

abção


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

QUESTÕES PARECIDAS DE COMPETÊNCIA: STF E STJ

 
Duas questões parecidas que estão caindo em provas envolvendo a competência do STF e STJ.

 
Quando envolver ATO de governo local em face de lei federal = STJ (art. 105, III, b, da CF)

 
Quando envolver LEI local em face de lei federal = STF (art. 102, III, d, da CF)
 
Na hora da prova, todo cuidado, é pouco.