quinta-feira, 7 de abril de 2011

Grandes instituições clamam por concursos


Expansão da rede do INSS requer concurso

O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos cotados para realização de seleções. A autarquia pediu 10 mil vagas (8 mil para técnico e 2 mil para analista) até 2014, sendo 2 MIL PARA ESTE ANO. "Muitas agências já estão prontas, faltando apenas inaugurá-las. O nosso caso é emergencial, atendemos 25 milhões de aposentados", justificou o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Paulo César Régis de Souza, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA.
O argumento principal é a expansão da rede de atendimento do INSS, por meio da criação de 720 agências, que necessitarão da contratação de servidores para funcionarem plenamente.

Ademais, há necessidade de SUPRIR O DÉFICIT DE MAIS DE 10 MIL SERVIDORES, segundo a Anasps, e de se preparar para a grande vacância por aposentadoria, prevista para os próximos anos.


Banco Central precisa repor perdas


O Banco Central (BC) vem perdendo força de trabalho sistematicamente por motivo de aposentadoria, e a expectativa é de que 33% dos cerca de 4.700 servidores passem à inatividade até 2014. Com um quadro altamente técnico, o BC precisa se antecipar às perdas para garantir a transferência de conhecimento dos que estão de saída para os novos servidores.
"Não podemos esperar. Ainda este ano, mais 700 servidores podem se aposentar. O Sinal está trabalhando, já mandamos uma carta para a ministra Miriam Belchior (do Planejamento) para que até mesmo a autorização de um novo concurso saia ainda este ano", afirmou.

Segurança pública sofre com déficit de pessoal


A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisam reforçar os seus quadros para fazer frente às demandas decorrentes dos grandes eventos que serão realizados no país nos próximos anos, em especial, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. No caso da PF, a programação era de abertura, este ano, de 1.024 vagas em cargos policiais. Devido à urgência na contratação de novos policiais, o objetivo do departamento era de realizar a formação de metade dos novos policiais ainda em 2011.
A PRF abriu também em 2009 seleção para a contratação de 750 policiais rodoviários federais em praticamente todo o país. O concurso está suspenso, em decorrência de descoberta de fraude nas provas objetivas, mas a expectativa é que seja retomado e concluído ainda este ano. O departamento tem sofrido com a falta de pessoal, o que tem levado, inclusive, ao fechamento de postos da PRF em diversas regiões.

Fonte - Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário